Cultura

Música Sertanejo x Música Caipira

Música Sertanejo x Música Caipira

Por: Viola Show l Fonte: Rancho Serra Azul - Ribeirão Preto - SP

10/08/2013

“A música caipira é manteiga, e a sertaneja é margarina”(José Ramos Tinhorão)

Há uma proximidade entre o caipira e o sertanejo. No dicionário, a palavra caipira aparece como sinônimo na definição de sertanejo. Através disso, poderíamos entender que “sertaneja” é uma canção ou cantiga do sertão e pode ser uma canção caipira. E quando se diz que sertão é a zona pouco povoada do interior do país, podemos entender que a roça também faz parte do sertão. 

Muitos entendem que sertanejo só possa ser o habitante do sertão nordestino e que a música sertaneja seja o baião ou o forró. Apesar de poderem ser considerados idênticos, o caipira e o sertanejo têm as suas diferenças, e isso pode ser evidenciado pelas suas músicas.

A música sertaneja é produzida no meio urbano-industrial pela indústria do disco e é apenas um produto a mais a disposição do consumidor. Enquanto a música caipira é meio em si mesma, a sertaneja é fim cujo objetivo é o lucro. 

Pelas transformações por que passou, esta música tornou-se mais melódica e menos rítmica, alterando seus componentes formais, substituindo alguns instrumentos musicais de percussão por outros de maior sonoridade. Saíram a caixa, o surdo, o tarol, o adufe e entraram a sanfona, o prato de metal, a bateria, o violão e recentemente, a guitarra elétrica. Além disso, seu tempo de duração dificilmente ultrapassa os três minutos, considerados ideais para a canção comercial. 

Enquanto a poesia da música caipira é essencialmente religiosa, a música sertaneja apresenta um discurso profano, da condução, do progresso da cidade grande, e assim por diante. A música sertaneja tornou-se uma força altamente expressiva da indústria do disco no Brasil. Consequentemente, seu alcance ultrapassou a área de influência da cultura caipira. 

Além disso, as gravadoras, usando técnicas de marketing nem sempre verdadeiras, exportam essa modalidade musical apresentando-a como folclore brasileiro. É claro, só compra quem for realmente desinformado. Enquanto isso, a música caipira permanece em seu estado original (em certos casos com pequenas transformações) na condição de folclore das regiões Sudeste, Sul e Centro do país.Apesar de todas estas diferenças, tanto a música sertaneja quanto a caipira possuem o mesmo público. O caipira é um dos principais consumidores da música sertaneja. 

Quando não o faz através da compra de discos, o consumo se dá pela audição de programas de rádio, principalmente, de televisão, de shows ao vivo em circos ou teatros. 
Foto: Trio do Trem

Publicidade