Cultura

A origem da Bota

A origem da Bota

Por: Viola Show l Texto: Marianna Sanches - Ribeirão Preto - SP

12/09/2013

A primeira notícia de uso desse tipo de calçado, preferido por Átila em suas viagens à Mongólia e á China, data do 5º século.Apesar de serem usadas pelos cavaleiros durante o milênio para proteger os pés, sem dúvida, as botas dos cowboys foram uma das mais notáveis contribuições de América para o mundo.O estilo cowboy é "cultivado" por mais de 120 anos. No início os vaqueiros usavam botas para conduzir o gado do Texas para o Kansas. Esses cowboys viviam em constantes migrações, viajando à cavalo de rancho a rancho conduzindo o gado, de acordo com as estações e os pagamentos - pequenas posses, que consistiam em bens materiais como ouro, pedras preciosas, cavalos, etc.

Coffeyville foi um dos mais importantes fabricantes de sapatos desenhados para rancheiros que viajavam milhas e milhas a cavalo. Ele desenvolveu modelos para atender os vaqueiros que precisavam de botas confortáveis com esporas que pudessem usar em qualquer situação. As transformações continuam....

As botas mudaram quase totalmente o seu "design", tornaram - se populares com seu novo cano alto de 14 inches (35 cm) e foram precursoras diretas das botas de cowboys fabricadas até hoje. 

Até 1920, o xerife do Texas, os rancheiros, os transportadores de gados e os cowboys tinham suas marcas em distinção por todo o oeste norte - americano.

Atualmente, as pessoas consideram as botas como um acessório fundamental de moda, razão pela qual passaram a ter maior durabilidade e conforto, além de serem produzidas em série. 

Enquanto os fabricantes antigos de botas faziam peças personalizadas, de forma artesanal, hoje uma indústria pode fabricar em média meio milhão de pares por ano. 

Nos últimos 20 anos, homens e mulheres do meio urbano começaram a usá-las nas cidades, no dia-a-dia, fora dos ranchos, das fazendas e dos rodeios.

Começaram a aparecer nos catálogos de moda, revistas, e mesmo na decoraçãode interiores, inspirada no estilo country, na vida rude e rústica de uma família western.

Inclusive estilistas de alta-costura como Jean Paul Galtier, George Marcianoe Ralf Loren fizeram suas coleções inspiradas nas botas. Todas fazem as cópias desse estilo com muito orgulho americano. 

Seguindo a lenda, todo cowboy é um herói, e bota, símbolo característico da moda western,faz com que o usuário se sinta mais confortável.

Das muitas histórias, que são escritas e rescritas, as botas fazem parte. elas possuem uma tradição muito forte e até os dias de hoje remetem a lembranças do passado. 

Esses são alguns dos vários motivos que mantêm a bota do cowboy em alta até hoje.

Publicidade