Cultura

Música sertaneja de raiz - Identidade brasileira

Música sertaneja de raiz - Identidade brasileira

Por: Viola Show l Fonte: Terra - Ribeirão Preto - SP

15/09/2013

Muito se discute sobre a música tradicional de raiz sertaneja no Brasil. 

Durante anos, gerações acompanhavam pelo rádio canções entoadas por duplas que de pose de uma viola ou um violão cantava histórias.

Inegavelmente, isto faz parte da história da cultura brasileira. No ar há 28 anos ininterruptos, o programa conduzido pela cantora e folclorista Inezita Barroso (Viola, minha viola) é um dos mais antigos programas no ar pela televisão brasileira. 

Inúmeros cantores marcaram o cenário deste tipo de música no Brasil como Cascatinha e Inhana, Léo Canhoto e Robertinho, Tonico e Tinoco, Trio Parada Dura, Pena Branca e Xavantinho e tantos outros. Como tradição da cultura brasileira, este tipo de música mudou com o tempo abrindo portas para várias duplas que ficaram famosas nos anos 80 e 90 (Chitaozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, César e Paulinho, Gian e Giovani, Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel etc) e que impriam um estilo bem diferente da música sertaneja de raiz. 

Porém, a música entoada por uma viola e com forte apelo ao folclore brasileiro (como, por exemplo, a Folia de Reis, a Catira, romarias etc. ) é algo marcado no imaginário brasileiro e respeitada dentro do meio por nomes como o de Sérgio Reis, Almir Sater e Jair Rodrigues. 

Atualmente, novos cantores despontam no cenário nacional e o "estilo cowboy" é também marcado por roupas, acessórios e chapéus.

Eventos como o Rodeio de Barretos promovem shows e disseminam a cultura sertaneja no país. 

Publicidade