Cultura

Filmagens de “O Boiadeiro Alaor de Araguari a Barretos” será iniciada em outubro

Filmagens de “O Boiadeiro Alaor de Araguari a Barretos” será iniciada em outubro

Por: Viola Show l Fonte: Gazeta - Ribeirão Preto - SP

30/09/2013

O projeto conta a trajetória do araguarino Alaor de Oliveira e seu papel na origem da famosa Festa do Peão de Boiadeiro


André Luiz Mazzaropi, responsável pela produção do filme

O projeto do produtor e cineasta André Luís, filho de Amácio Mazzaropi, conta a trajetória do araguarino Alaor de Oliveira e seu papel na origem da famosa Festa do Peão de Boiadeiro, realizada todos os anos em Barretos (SP). Esta é mais uma iniciativa do cineasta que também esteve no município em outubro do ano passado, apresentando o espetáculo “Tem um Jeca na Cidade”. 

Segundo André, a festa surgiu entre cinco amigos ricos e entre eles, o araguarino Alaor de Oliveira, que é sempre lembrado pela tradição e sucesso quando o assunto é a principal festa de peão. “Quando estive pela primeira vez em Araguari, conheci ainda mais a história de Alaor e decidi fazer um filme. Com apoio do engenheiro José Rady Neto, procuramos a prefeitura que alegou dificuldades financeiras para investir no filme, mas liberou o uso das instalações da Casa da Cultura para receber nossa produção,” contou.

De acordo com ele, “O Boiadeiro”  será todo produzido no cenário araguarino e dirigido por Luiz Carlos Schroder, que entre outros artistas consagrados trabalhou com o ícone Mazzaropi. 

A iniciativa conta ainda com o apoio da prefeitura que, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec).

PAM Filmes e o cinema brasileiro
O cineasta Amácio Mazzaropi, nasceu em São Paulo em 1912. Aos 17 anos, passou a trabalhar como ajudante de faquir em teatros, onde iniciou sua trajetória artística. 
Criada em 1958 pelo comediante e cineasta Mazzaropi, a PAM Filmes produziu 24 filmes com Mazzaropi, levou entre 1958 e 1984 as salas de cinema em todo o Brasil 206 milhões de brasileiros, lançou ao longo destes anos 1214 atores – atrizes e modelos no mercado brasileiro de artes. Muitos deles se tornaram grande sucesso tais como: Hebe Camargo, Tarcísio Meira, Luiz Gustavo, Luiz Ricardo do SBT e outros. Depois de 30 anos da morte de seu criador, em 2012 a PAM Filmes voltou a produzir sob o comando de André Mazzaropi o filme “O Filho de Jeca”.


Publicidade