Cultura

Clássicos do sertanejo raiz

Clássicos do sertanejo raiz

Por: Viola Show l Fonte: SertanejOnline - Ribeirão Preto - SP

02/10/2013

As principais canções que deram início a um dos gêneros mais tradicionais da música brasileiraQuem acompanha o mundão "véio" sem porteira da música sertaneja desde o tempo em que as primeiras músicas começaram a ser veiculadas pelas rádios e emissoras de televisão, se lembra até hoje – num momento em que uma nova safra se destaca – das clássicas canções deste gênero tradicional brasileiro.
É difícil apontar quais são as melhores composições da época, dentre tantas que ainda fazem sucesso nas rodas de viola. No entanto, podemos citar algumas daquelas que tiveram um alcance maior na mídia.O Menino da Porteira
Composta por Teddy Vieira e Luisinho, do trio com Limeira e Zezinha, “O Menino da Porteira” é também conhecida na voz de Sérgio Reis, Tião Carreiro & Pardinho,Tonico & Tinoco e outros intérpretes da música sertaneja.A clássica música é uma das mais lembradas e cantadas até hoje por artistas sertanejos. Aliás, inspirou Daniel a fazer um longa-metragem, estrelado pelo próprio cantor, lançado em 2009.Pinga Ni MimQuem gosta de moiá as palavras, com certeza conhece “Pinga Ni Mim”, com composição assinada por Sérgio Reis e conhecida nas vozes de Teodoro & Sampaioe Inezita Barroso.Após o lançamento de seu CD em 1972, Serjão emplacou vários sucessos. Dentre todos os hits, a canção sobre essa antiga bebida brasileira fez o gosto do público sertanejo pela irreverência e humor na letra.A Majestade, O Sabiá

Chegou a vez da rainha do sertanejo ocupar o seu posto. Roberta Miranda conquistou o Brasil com a composição de “A Majestade, O Sabiá”, canção que teve mais de 80 regravações.
Em entrevista concedida para o SertanejOnline, a cantora definiu a música: “Essa sem dúvidas me abriu as portas e é como se fosse uma oração. Como eu sou dona da minha editora, eu dou autorização para quem está começando, até grandes estrelas. A mim não interessa que venda mil ou um milhão, é uma música que anda, ela caminha”.Saudade de Minha TerraA década de 1960 no Brasil foi marcada pelo êxodo rural, quando diversas famílias saíram da vida do campo e foram morar em cidades grandes, em busca de novas oportunidades de trabalho.Foi neste cenário em que o sertanejo Goiá compôs “Saudade de Minha Terra”, gravada em 1966 por Belmonte & Amaraí. Além da dupla, outros expoentes da música sertaneja interpretaram a clássica canção, como Chitãozinho & Xororó e Sérgio Reis. A música marcou época e até hoje é motivo de emoção para quem compartilha do mesmo sentimento.Fuscão PretoA irreverência da música “Fuscão Preto” fez o sucesso do compositor Jeca Mineiro. A clássica canção foi regravada por diversos ícones da música sertaneja, como Milionário & José Rico, Trio Parada Dura e até mesmo pela dupla Victor & Leo.A música fez tanto sucesso que virou filme, estrelado por Almir Rogério e pela a apresentadora Xuxa. O longa-metragem foi lançado em 1983. 

Publicidade