Tião Carreiro e Pardinho, os inventores do
Tião Carreiro e Pardinho, os inventores do "Pagode"
Por: Viola Show - Ribeirão Preto - SP
27/02/2014
Em 1954, Tião Carreiro conheceu Pardinho no Circo Rapa Rapa, em Pirajuà(SP), quando Tião ainda tinha o pseudônimo de Zé Mineiro. Lá, eles cantaram pela primeira vez. Em 1956, resolveram tentar a sorte em São Paulo, onde conheceram o prestigiado compositor sertanejoTeddy Vieira que, ouvindo a dupla, batizou José Dias Nunes de Tião Carreiro. Em novembro de 1956, gravaram o primeiro disco juntos com destaque para as músicas "Cavaleiro do Bom Jesus" (de João Alves, Nhô Silva e Teddy Vieira) e "Boiadeiro Punho de Aço" (de Teddy Vieira e Pereira).A dupla Tião Carreiro e Pardinho é tida como uma das principais da música sertaneja de raiz e inventores do pagode, considerados artistas de primeira linha no gênero. Encenaram também duas peças teatrais, "O Mineiro e o Italiano", um melodrama baseado na música, e "Pai João", o drama de um velho carreiro, e gravaram o filme Sertão em Festa, ambos com grande sucesso. Tião Carreiro e Pardinho chegaram a gravar quase 30 LPs, todos remasterizados em CDs, que continuam em catálago.José Dias Nunes nasceu no dia 13 de Dezembro de 1934 em Monte Azul, região de Montes Claros, norte das Minas Gerais e faleceu em 15 de Outubro de 1993 no Hospital da Beneficência Portuguesa na capital paulista. Criado numa fazenda nos arredores de Araçatuba, Interior do estado de São Paulo, começou a tocar violão ainda pequeno, com 8 anos de idade, quando também já cuidava do arado e dos afazeres na roça.
Aprendeu a tocar Viola na adolescência, praticamente sozinho, sem nunca ter tido um professor. Isto porque em 1950, com apenas 13 anos, Tião Carreiro trabalhava no Circo Giglio, onde já cantava em dupla com seu primo Waldomiro da dupla Palmeirinha & Coqueirinho. O dono do circo dizia que "dupla de violeiros tinha que tocar viola" enquanto que na época, Tião tocava violão.
No mesmo ano, o mesmo circo apresentava em Araçatuba a dupla Tonico & Tinoco. E enquanto os irmãos estavam no hotel, Tinoco havia deixado sua viola no circo e Tião aproveitou para "decorar a afinação escondido".
Antes de conhecer o companheiro Pardinho, Tião Carreiro cantou em diversas duplas, tendo adotado diferentes nomes artÃsticos, tais como Zezinho (com Lenço Verde), Palmeirinha (com Coqueirinho) e Zé Mineiro (com Tietezinho). Lenço Verde e Coqueirinho eram pseudônimos do mesmo parceiro, o Waldomiro, que era primo de Tião Carreiro. Suas parcerias mais famosas foram com Antônio Henrique de Lima (o Pardinho) e Adauto Ezequiel (o Carreirinho).
Pagode
Ao misturar vários ritmos em sua viola, Tião Carreiro inventou m novo jeito de tocar, a descoberta recebeu o nome de PAGODE. ♫
Bem antes,no começo de tudo, pagode era sinônimo de zuada feita no fundo do quintal , como o Samba.
No fundo do quintal se costumava tocar,cantar,dançar,comer e beber.
Num Tempo não muito longe,pagode era um sinônimo de festa,das mais animadas e longas que,ás vezes,varavam madrugadas inteiras,e se costumava dizer:
Vamos para um pagode?O que era o mesmo de dizer:
Vamos para uma festa?
Pagode, porém, é o nome de um gênero musical muito bonito,como o : Bailão, Forró, Samba, etc.
Entre Janeiro e Fevereiro de 1959, Tião Carreiro & Pardinho compuseram uma Música com o curioso nome de Pagode e gravaram-a no dia 3 de Março deste mesmo ano.
Então,Tedy Vieira chamou seu amigoorival dos Santos e Tião Carreiro para uma conversa sobre o assunto,e, depois disto,inventaram um novo Ritmo: O Pagode.
Foi então que Lorival dos Santos e Tedy Vieira compuseram a música Pagode em BrasÃlia, que foi lançada nas proximidades da inauguração de BrasÃlia.
A música foi originalmente gravada por Tião Carreiro & Pardinho, e levou Jucelino Kubtschek presidente da República a Homenagear os autores.
Existe o tipo de pagode originado do Samba do Rio de Janeiro, mas o que uma coisa diferente do Pagode Sertanejo, e, com uma outra história.Â
Em 1993,o mundo se despediu do “Rei do Pagodeâ€,como era chamado por outros violeiros e pelos fãs .
Tião Carreiro ficou doente ainda no auge de sua carreira, com diabete, a famÃlia conta que Tião Carreiro lutou muito para continuar vivo, "- Ele falou assim: Vocês procuram um rim pra mim porque eu vou morrer, apareceram 27 doadores, a equipe médica estava preparada, e ele não resistiu.", disse sua esposa. Veio a falecer no dia 15 de outubro de 1993 em São Paulo. (Trecho retirado da entrevista ao programa Rota Sertaneja).
Tião Carreiro também cantou com ParaÃso em com Praiano.
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entre em contato para entrevistas e coberturas.
Seja um parceiro do Portal Viola Show, e envie sua PAUTA e colabore para termos sempre os melhores conteúdos.
Publicidade