Esportes

Ataque de touro Bandido em 2006 ajudou salva-vidas de rodeio a descobrir câncer

Ele levou chifrada na altura do fígado e depois disso foi alertado sobre doença. Já recuperado, Weldes Oliveira diz não ter medo de continuar na profissão.

Por: Viola Show I Fonte: G1 - Ribeirão Preto - SP

21/09/2014

Um dos dos salva-vidas da edição 2014 do Jaguariúna Rodeo Festival pode ter sido salvo graças a um encontro com o touro Bandido. Em 2006, no auge da fama do animal, que teve papel de destaque na novela América, da Rede Globo, Weldes Oliveira, conhecido como Gazela, levou uma chifrada do bicho na altura do fígado durante uma competição. Além da cicatriz deixada pelo ataque, Oliveira descobriu também que estava com câncer no órgão atingido.

Operado e já recuperado, o salva-vidas de 36 anos não tem medo de continuar na profissão. "Já vi parceiros meus morrerem durante o ataque de um boi, mas não quero parar de fazer isso daqui não. O boi bandido salvou a minha vida", disse Oliveira, que ainda espera trabalhar por mais dois anos.

Tradição
Com as típicas botas de boiadeiro, fivela reluzente e chapéu de peão, Oliveira é o retrato do caubói brasileiro. Para se "anestesiar" de possíveis choques com os touros, o salva-vidas passa todo o tempo da festa mascando um tabaco.

"Isso aqui deixa a gente meio entorpecido. Se eu entro na arena e sou atingido por uma chifrada eu nem sinto nada", disse Gazela, que é natural de Salvador (BA) e trabalha como salva-vidas de rodeio há 18 anos.

Publicidade