Esportes

Atletas brasileiros tem visto negado e perdem a oportunidade de montar nos EUA.

Atletas brasileiros tem visto negado e perdem a oportunidade de montar nos EUA.

Por: Viola Show I Fonte: Rodeio Magazine - Ribeirão Preto - SP

15/10/2015

Este é o caso de 5 atletas brasileiros Dener Barbosa, Francis Gustavo Dezembro, Cláudio Marcelino, Edmilson Gonçalves e Luciano Henrique de Castro, que é o atual campeão brasileiro pela PBR.Os cowboys iriam para os EUA disputar para competir em eventos da PBR. Luciano Henrique de Castro, atual campeão nacional de montarias em touros, iria disputar o campeonato BlueDEF Velocity Tour realizado no último final de semana, em busca de uma vaga na Final em Las Vegas. O brasileiro competiria com atletas canadenses, mexicano e australiano disputando apenas uma vaga para a final mundial. Pela primeira um campeão brasileiro não teria vaga garantida em Las Vegas.

Os demais competidores iriam até Santo Antonio no Texas, disputar outro evento da PBR, comentou Dener Barbosa.

A corrida pelo visto

Os atletas seguiram até São Paulo, para tirar o visto americano porém por duas vezes ele foi negado. Na primeira tentativa os brasileiro levaram todos os documentos necessários e mesmo assim tiveram exito. Segundo Dener, o Consul disse que as justificativas dos competidores não comprovavam vínculos suficientes com o Brasil.Na semana seguinte os atletas tiveram como apoio uma carta de recomendação redigida por um dos Diretores da PBR USA, na qual constava que os cowboys iriam disputar as etapas do campeonato Americano. Nesta tentativa a própria PBR Brasil agendou e arcou com as despesas de viagem dos atletas. E mesmo assim o tão sonhado visto foi negado mais uma vez.

O sonho

"Apesar de ficar chateado e ter tentado por duas vezes em vão, ainda não desisti do sonho de ir montar nos EUA. No começo do ano que vem vou tentar novamente tirar o visto", disse Dener Barbosa

.
Foto de reprodução do facebookLuciano Henrique de Casto, se manifestou por meio da rede social: " Então galera não irei participar da grande Final em Las Vegas. Uma pelo motivo que eu não iria montar na Final direto , eu iria ter que participar da final do campeonato Velocity , tipo uma Divisão de acesso da PBR . Eu teria que ser classificado para mim poder ir , se eu não fosse classificado eu não iria. E outra pelo motivo de ter negado o visto 2 vezes , não só para mim , mas sim para os 5 competidores do Ranking .Portanto como eles negaram nosso visto , nem na Final do velocity eu pude participar , então sendo assim não irei pra Las Vegas, Infelizmente !! Obrigada (o) á todos que torceram por mim , mas não vai ser dessa vez que irei competir la em Las Vegas".

Foto: André SilvaA PBR por meio de sua assessoria de impressa se pronunciou apenas sobre o caso do atleta Luciano Henrique de Castro.

Leia na integra a nota divulgada pela assessoria de impressa da PBR. 

A PBR (Professional Bull Riders) esclarece  que o competidor Luciano Henrique de Castro, campeão brasileiro da temporada 2015 do Monster Energy PBR, maior campeonato da modalidade no país, teve seu visto negado pelo Consulado americano por não se enquadrar nos requisitos exigidos pela Lei de Imigração, ficando assim, impossibilitado de disputar a etapa qualificatória para a final de Las Vegas, que ocorre de 21 a 25 de outubro. A direção da PBR Brasil seguiu todos os procedimentos para viabilizar a emissão do documento e lamenta muito essa ocorrência.

Segundo a Responsável pelo Departamento de Competições da PBR Brasil, Diuli Damasceno, em dez anos esta é a primeira vez em que um campeão brasileiro deixa de competir nos EUA por conta do visto. Ela, que esteve presente com os competidores para a segunda entrevista para o visto, acredita que o consulado Americano está mais rígido com relação a documentação.

Procurado pela Rodeio Magazine, despachantes especialistas sobre visto Americano dizem que crise econômica brasileira é um dos principais fatores para a diminuição de emissão de vistos a brasileiros.

Até o fechamento desta matéria tentamos contactar Luciano Henrique de Castro para maior esclarecimentos, mas não obtivemos sucesso.

Publicidade