Esportes

A história do Capixaba que chegou a elite do campeonato mundial de montarias em touros

Vinicius Pinheiro Corrêa precisou ser persistente até chegar ao campeonato mundial da PBR

Por: EUGENIO JOSE - Ribeirão Preto - SP

01/03/2025

Ainda criança, sua mãe casou com um competidor em touros e ele acompanhava o padrasto em competições na região de Aimorés, interior do Espírito Santo, onde morava.

Obviamente, ele começou a se aventurar em cima de bezerros, e o tempo foi passando, logo estava em cima de touros.

“O primeiro rodeio que eu fui, foi na seletiva do Circuito Rancho Primavera, que ser chama RADAR, e não tive sucesso” Lembra “Depois comecei a montar nos rodeios aqui do estado, passando pelos eventos do Piaçu Rodeio, onde fui campeão uma temporada”
Campeão pela Piaçu Rodeio

Ele chegou a voltar no RADAR e conseguir a vaga, porém, foi no ano da pandemia, e quando ele conseguiu montar no CRP, já era final de temporada.

Ele montou também nos eventos do Thiago TR, e até que chegou ao seu primeiro título, na cidade de Baixo Guandu, pela Federação local. Venceu também o evento de sua cidade, que ele recorda.


“Fazia muito tempo que não tinha evento na minha cidade, Aimorés, e eu consegui ser campeão, montar em casa é uma pressão diferente, porém, a satisfação de vencer, a adrenalina é diferente também” lembra “Você tem todo mundo torcendo, as pessoas dizendo que vão ao rodeio para te ver, por outro lado você tem essa responsabilidade de fazer bonito, para parentes e amigos que vão lá para te ver, mas deu tudo certo, foi uma experiência ímpar”

O caminho de Vinicius Pinheiro Corrêa, continuou até ele chegar a ACF do Brasil, que realiza rodeios em Minas Gerais, São Paulo, a convite de Daniel Mirone
Finalista em Cunha

Ele montou em dois eventos sendo finalista em Cunha (SP), se firmando junto a ACF que, logo fez a junção com a PBR Brasil, e no primeiro evento dessa junção, Três Pontas (MG), Vinícius Pinheiro foi o grande campeão.
“Os pontos que marquei foram suficientes para eu montar em Divinópolis (MG), Americana (SP) e fui finalista pela PBR Brasil em Barretos terminando a final em sexto lugar” Lembra

Vinícius teve como inspiração e ídolos Adriano Moraes, e José Vitor Leme.

Em outubro de 2024, Vinícius teve a primeira oportunidade fora do Brasil, onde foi finalista do Challenger Tour, uma liga da PBR que soma os pontos de todo o mundo e reúnem competidores em Las Vegas.
Vinícius nos EUA

“Embora eu não tenha me saído muito bem, foi uma experiencia única e a realização de um sonho poder chegar tão longe”

Mas, era só o começo, Vinícius ficou nos EUA, e foi montando nos eventos de base da PBR, Touring Pro Division, onde foi duas vezes campeão na etapa semanal de Fort Worth, no Texas, e outros bons resultados o levaram a primeira divisão da PBR, a elite da montaria em touro.

E ele não perdeu a oportunidade, em sua estreia em Manchester ainda no final de 2024, ele foi quinto lugar, depois sendo quarto lugar na etapa de New York. Montando e nove etapas na elite mundial.


“As vezes eu não acredito que sai de tão longe, lá o interior do Espírito Santo, para chegar até aqui, em alguns momentos a ficha demora cair, mas estou muito feliz e realizado, em pode chegar tão longe” Finaliza Vinicius Pinheiro Corrêa que hoje está no TOP do ranking da PBR “Imaginar que um dia tive José Vitor Leme como ídolo e inspiração e hoje poder se apresentar ao seu lago é algo indescritível”

Publicidade