Eventos

Rodeio de Sertãozinho começa nesta sexta-feira e aquece economia da cidade

Festa mais esperada do ano começa nesta sexta-feira e aquece economia da cidade

Por: SG Comunicação - Ribeirão Preto - SP

04/07/2013

O tão esperado e tradicional Rodeio de Sertãozinho começa nesta sexta-feira, dia 05, e o movimento na cidade é grande. O evento atrai diversos públicos não só da cidade e da região, mas também do estado de São Paulo e até de outros estados brasileiros, somando um público estimado em 160 mil pessoas nas sete noites. Com isso, além da diversão e do lazer proporcionado ao público, a festa movimenta a economia da cidade, com a geração de empregos em vários ramos, movimentação de bares, restaurantes e hotéis, além do aumento nas vendas do comércio.

          Comércio - Para encher os olhos e chamar a atenção dos consumidores, muitos lojistas aproveitam o momento e decoram suas vitrines com manequins, chapéus, botas e outros trajes country.

Os pontos de venda de ingressos da festa também lucram com a parceria com o Rodeio que existe há vários anos, pois além de venderem mais, a divulgação por terem suas marcas associadas a um evento desta dimensão, é valiosa. “Quem vem até a loja para comprar o ingresso, geralmente aproveita para comprar roupas novas, como camisas, botas, jaqueta de couro e acessórios, tudo no estilo country. As vendas chegam a aumentar 20% somente nas semanas que antecedem a festa e também nos dias em que a festa já está acontecendo”, revela Cristiane Oliveira Eulálio, vendedora do Shopping da Moda.

Os benefícios financeiros também chegam aos vendedores, já que, como recebem comissão de acordo com o número de vendas, na época do Rodeio podem contar com um dinheiro extra. “Com o aumento nas vendas a gente também ganha mais e até já espera este dinheiro. Eu, por exemplo, já uso o dinheiro extra para comprar roupa nova e para ir ao Rodeio todas as noites”, conta a vendedora Cristiane.

           Rede hoteleira – Além do comércio, outros setores também lucram mais durante o Rodeio. A rede hoteleira, por exemplo, se beneficia com o aumento no movimento nas semanas do evento, já que muitas pessoas vêm de fora e aproveitam para ficar na cidade e curtir a festa durante vários dias. Parceiro do Rodeio há dois anos, o Hotel Comfort já está com muitas reservas para o dia das festas e restam poucas vagas. “A procura pelo hotel nas semanas do Rodeio aumenta significativamente. Nós já chegamos a ter o hotel lotado em um fim de semana no Rodeio do ano passado e, este ano, já temos muitas reservas, ainda temos alguns quartos disponíveis, mas são poucos”, destacou Fábio Moreira, gerente geral do Hotel Comfort.

É neste mesmo hotel que os artistas que vão se apresentar no Rodeio ficarão hospedados e para recebê-los, é necessário uma mudança na rotina, no setor da segurança. “Nós estamos acostumados a receber os artistas e a rotina interna do hotel continua praticamente a mesma, sempre respeitando e atendendo o artista como os outros hóspedes, mantendo sua privacidade, sem pedir, por exemplo, para tirar foto com eles. O que muda mesmo é a segurança, que precisa ser reforçada na chegada do artista e em todas as vezes que ele precisar sair do hotel”, contou o gerente.

           Gastronomia – O setor de gastronomia também registra um aumento nas vendas nos dias do Rodeio, já que o público que vem de fora, aproveita para conhecer os bares e restaurantes. O Chopp Time, restaurante anexo ao Hotel Comfort, por exemplo, registra um grande aumento de público, principalmente durante o café da manhã e também sempre se prepara para atender os artistas que ficam hospedados no Hotel. “Desde a semana que antecede o Rodeio, mas principalmente nos dias da festa, o movimento aqui no restaurante aumenta bastante, principalmente no café da manhã, e é o único horário em que, às vezes, é necessário colocar mais garçons para atender a demanda. Nos outros horários, a rotina continua a mesma, até para atender os artistas, já que eles pedem a refeição no quarto ou pedem que a refeição seja embalada para ser consumida em seus camarins, nos shows. Alguns pedem refeições especiais em função de dieta e nós preparamos de acordo com a solicitação, sempre atentos para oferecer o melhor”, garantiu Denise Mariano, maítre do Chopp Time, em Sertãozinho.

Os garçons também se beneficiam com o aumento no movimento, já que recebem mais gorjeta e também a taxa de serviço de 10% sobre o valor consumido que é repassada a eles. “Nós já estamos acostumados a atender uma demanda maior durante o Rodeio e já até contamos com o dinheiro a mais que a gente recebe nestes dias. Eu, por exemplo, sempre guardo este dinheiro extra, pois pretendo comprar uma casa e tudo que vem extra me ajuda”, disse a garçonete Roseli Avelino da Silva.

           Beleza – Por ser um evento tradicional e com grande público garantido durante as sete noites, a maioria das pessoas quer estar não só bem vestida, mas também com o cabelo arrumado, no caso das mulheres, com as unhas bem feitas e o rosto maquiado. Com isso, outro setor que se beneficia com a festa, é o dos salões de beleza. “Todo tipo de festa que acontece na cidade já movimenta o comércio em geral, principalmente o Rodeio, por ter a tradição e o porte que tem. A beleza para participar destas festas é essencial e as pessoas nos procuram mais nos dias do Rodeio. Chego a atender pelo menos 15% a mais de clientes que eu atenderia em um dia normal. As mulheres, principalmente, fazem coloração nos cabelos, escova, unha e maquiagem. Elas não saem de casa se não estiverem bem arrumadas e isso é muito positivo pra nós”, comentou o hair stylist, Moacir Capuzzo, proprietário de um salão de beleza tradicional, no centro da cidade. 

           Camarote industrial – Acreditando na seriedade do Rodeio de Sertãozinho e querendo proporcionar um momento de lazer, com mais conforto e segurança a seus familiares, funcionários e clientes, as empresas sertanezinas também investem na festa e adquirem o Camarote Industrial. É o caso, por exemplo, da empresa Caldan, que já adquiriu o Camarote Industrial pelo segundo ano consecutivo. “Eu gosto de levar clientes, alguns funcionários que são escolhidos através de sorteio, além da família dos próprios sócios da empresa, que gostam de curtir o Rodeio todas as noites. Eu percebo que alguns clientes já até esperam e gostam de participar; além disso, associar a nossa marca a um evento deste porte é essencial, pois nos dá um excelente retorno e uma grande visibilidade. Para nós, o Camarote Industrial é a melhor opção e eu recomendo que outras empresas adquiram também”, indicou Rigner Fernando Tótoli, sócio-proprietário da empresa sertanezina Caldan.

O Rodeio de Sertãozinho acontece de 5 a 13 de julho, no Centro de Eventos Zanini. Mais informações pelo site www.rodeiodesertaozinho.com.br.  

Publicidade