Eventos

Violeira Rose Abrão terá resgate da Alvorada

Violeira Rose Abrão terá resgate da Alvorada

Por: Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa - Ribeirão Preto - SP

10/08/2013

Em uma única noite – a de 14 de agosto – a cultura caipira será celebrada em Barretos com dois eventos que prometem se estender madrugada afora. Os amantes da música sertaneja de raiz serão contemplados com a final da 30ª Violeira Rose Abrão e com o retorno da Alvorada. A festa terá início às 19h30, na Estação Cultura, com entrada gratuita.

Nas décadas de 1970 e 1980, a Alvorada era considerada o esquenta da Festa do Peão. Trata-se de um prenúncio do grandioso evento – tanto que, à meia-noite, haverá queima de fogos para anunciar a chegada do dia 15, quando a 58ª Festa do Peão de Barretos começa. A Alvorada havia se perdido ao longo do tempo, mas está sendo resgatada, de maneira renovada, em uma iniciativa da administração municipal.

Já a Violeira é reconhecida como o festival mais antigo do gênero. Após três seletivas, em Americana (SP), Guaíra (SP) e Araçatuba (SP), 12 músicas classificadas concorrerão, em Barretos, ao troféu Wilson Garcia “Bezerrão”, em alusão ao saudoso coordenador geral da Violeira, que esteve à frente a 27 das 30 edições do evento e morreu no ano passado. A Violeira Rose Abrão é promovida pela AGCIP (Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista), em parceria com Os Independentes.

A Alvorada será iniciada com os finalistas da Violeira. Na sequência, enquanto se apura as notas, haverá show com o violeiro e cantador Guilherme Tenório e, após a divulgação dos ganhadores, show com o cantor sertanejo barretense Kleyson Nascimento. À meia-noite, o público presenciará queima de fogos de artifícios, para anunciar o início da 58ª Festa do Peão de Barretos, que vai até o dia 25. Em seguida, haverá show de Juliano César. Presença confirmada em inúmeras festas de rodeio do país o cantor foi indicado ao Grammy Latino, em 2004, com o álbum “Cowboy Vagabundo”.

Publicidade