Eventos

Matheus Calil, do Viola Show, profere palestra na FEA-USP com o tema Empreendedorismo

O foco principal foram os aspectos comportamentais do empreendedor

Por: Viola Show - Ribeirão Preto - SP

11/11/2013

Há 19 anos atuando no segmento de entretenimento, o empresário Matheus Calil se destaca pela fundação das empresas Clube da Viola e desde 2.004, a Viola Show que possui forte atuação no segmento de gestão de importantes eventos como rodeios e festivais além de projetos para grandes   Marcas que desejam investir no segmento sertanejo.

O convite para a palestra que aconteceu no dia 04/11 partiu do Professor Cláudio Miranda, do departamento de Contabilidade da FEA-USP. “Conheço o Matheus desde que ele foi aluno da FEA por volta de 1.994 e desde aquela época me recordo da paixão dele pela Festa do Peão de Barretos e música Sertaneja. Ele conseguiu unir o seu hobby a um negócio próspero”, comenta o professor Cláudio.  

O tema macro abordado foi o empreendedorismo, com os seus aspectos comportamentais, tais como : disposição para correr riscos, criatividade aguçada, capacidade para liderar, coragem, determinação, amor pela profissão, persistência, paixão por realizar, facilidade de expressão, dentre outras características típicas do empreendedor.  

Na palestra, ficou clara a opinião de Matheus sobre a importância de persistir e acreditar em sonhos , tanto é que uma de suas frases foi a seguinte: “ Sonhar é o grande alimento para o êxito do empreendedor”. Nesse contexto, a importância de viver intensamente a vida da empresa também foi bem enfatizada, pois segundo ele, todos os profissionais devem “mergulhar” em seus objetivos e incorporar os propósitos da empresa vestindo sempre a camisa da organização em que atua.

Durante a palestra, foi apresentado todos os projetos da empresa e   a importância de cada um dentro da vida da própria organização e da comunidade onde é realizado. O Ribeirão Country Fest foi bastante abordado por estar se aproximando, bem como o atendimento a grandes marcas que atuam no mundo sertanejo com suas plataformas Countries.  

Ao final da palestra que durou cerca de 70 minutos, o professor Claudio abriu para perguntas e cerca de 9 alunos puderam expor seus comentários e fazer indagações sobre o ramo de atuação da empresa Viola Show e os seus projetos.  Sem dúvidas, foi uma oportunidade para os estudantes da USP terem acesso a uma experiência profissional que foge dos círculos acadêmicos, pois é baseada principalmente em vivência de campo em um mercado altamente competitivo.  Enfim, o empreendedorismo, segundo Matheus, é uma virtude nata das pessoas e pode ser aprimorado com a abertura de um próprio negócio e com o amadurecimento profissional do negócio a ser gerido pelo empreendedor.

Fica aqui uma mensagem de otimismo a todos que buscam a realização no seu trabalho : “Lute, acredite, tenha foco e determinação, erre, acerte, mas nunca desista...você vai ser feliz e chegar no seu objetivo!”. 


Publicidade