Eventos

Eleita rainha do rodeio, jovem realiza sonho da mãe que morreu há 4 anos

Mãe de Mayara Barreto desejava que ela fosse rainha em Jaguariúna. Festa do peão começa nesta quinta (11) com Lucas Lucco e Sol Garcia.

Por: Viola Show | Fonte: G1/Campinas - Ribeirão Preto - SP

09/09/2014

Em 2010, ainda com 18 anos, Mayara Barreto se inscreveu no concurso para ser rainha do Rodeio de Jaguariúna por insistência da mãe, que sempre esteve envolvida com o ambiente das festas de peão e incentivava a filha a participar de concursos de modelo. Apesar de ter ficado entre as 10 finalistas, a jovem não ganhou, mas prometeu para a mãe que um dia daria o título a ela. Um ano depois, Cássia Barreto faleceu vítima de um ataque cardíaco, mas a promessa foi cumprida. Agora com 22 anos, a estudante de fisioterapia foi eleita a rainha da tradicional festa de montarias e shows na Região de Campinas."Com certeza fiz isso pela minha mãe. Era o sonho dela. Ela sempre gostou muito de rodeio e sempre incentivou que eu participasse desses concursos. Então isso para mim é o maior incentivo. É por ela, eu sei que ela está me vendo de algum lugar e com certeza está muito feliz", afirmou Mayara, que já havia conquistado o título de rainha do Rodeio de Indaiatuba (SP) no ano passado.Mayara trabalha como modelo desde os 18 anos. Depois de participar do concurso de Miss Campinas, em 2010, e ficar em quarto lugar, ela foi contratada por uma agência e começou a fazer desfiles e trabalhos fotográficos. Fã de música sertaneja, sempre frequentou rodeios e, motivada pela vontade de realizar o sonho da mãe, se inscreveu novamente para a festa de Jaguariúna.

A eleição teve três etapas. Primeiro as jovens enviaram fotos para oficializar a candidatura, depois participaram de uma votação aberta ao público em uma rede social e, por fim, quando as dez finalistas já estavam selecionadas, as candidatas participaram de um desfile para um corpo de jurados e gravaram um vídeo explicando o porque gostariam de ser rainha do evento. "Eu estava mais madura, mais preparada, tive mais desenvoltura na hora do desfile e na hora do vídeo, acho que foi isso que me fez ganhar", contou.'Dez Mayaras'
No último ano de fisioterapia na Puc-Campinas, Mayara se divide entre os estudos, o estágio, os trabalhos de modelo e a responsabilidade de cuidar da casa depois da morte de sua mãe. Criada em Serra Negra (SP), atualmente ela mora sozinha em uma casa em Campinas (SP) e, nos poucos momentos de tempo livre, recebe amigos e tem a companhia de Thor, um cão da raça golden retriever.
Mayara Barreto, de 22 anos, foi eleita rainha do
Rodeio de Jaguariúna (Foto: Marcello Carvalho/G1)

"Eu me divido em dez Mayaras. Atualmente eu não tenho muito mais tempo livre. Mas eu gosto de sair um pouco e em alguns momentos ficar em casa, recebendo amigos, brincando com meu cachorro, como a minha vida é muito agitada, muitas vezes eu gosto de ficar em casa tranquila", disse. Depois de ter pedido a mãe, a jovem precisou dividir as responsabilidades financeiras da casa com o pai, que está internado há um ano e meio.  A necessidade de "crescer rápido" fez a estudante de fisioterapia intensificar ainda mais os trabalhos de modelo, mas nunca cogitou a possibilidade de deixar a profissão de fisioterapeuta. "Eu tive que olhar para frente, crescer, entender como era o funcionamento da casa. Passei a economizar, foquei nos trabalhos de modelo por ser mais rentável, mas jamais vou deixar a fisioterapia".

Maratona
Há duas semanas, desde que foi eleita rainha, Mayara encara uma sequencia de eventos para promover a festa. A partir de quinta-feira  (11), data da abertura do rodeio, com shows de Lucas Lucco e Sol Garcia, ela inicia a última etapa da maratona, que termina no dia 20, com as apresentações de Chitãozinho & Xororó e Thaeme & Thiago."É uma maratona, tive que mudar minha alimentação, estou tomando algumas vitaminas, porque não posso ficar doente. Vale muito a pena, mas temos que fazer sacrifício, é uma expectativa muito grande", contou Mayara, que revelou estar mais ansiosa para os shows de Lucas Lucco e Cristiano Araújo.
A rainha do Rodeio de Jaguariúna, Mayara Barreto, e o cachorro Thor (Foto: Marcello Carvalho/G1)

Publicidade