Eventos

Chitãozinho e Xororó celebram 50 anos de carreira com ação social inédita e arrecadam mais de 80 mil reais para ONG Amigos do Bem

Chitãozinho e Xororó celebram 50 anos de carreira com ação social inédita e arrecadam mais de 80 mil reais para ONG Amigos do Bem

Por: Fonte: Novità Comunicação - Ribeirão Preto - SP

03/08/2023

Ação social inédita envolveu doação e NFTs no cruzeiro internacional da dupla para instituição que atua há mais de 30 anos no nordeste brasileiro

Seguindo a série de eventos em celebração aos 50 anos de carreira, a Chitãozinho & Xororó continuam se destacando por suas contribuições musicais e sociais. No último mês, durante o cruzeiro internacional da dupla que reuniu fãs e amigos em uma viagem no mar do Caribe, a dupla realizou uma ação social com os Amigos do Bem, ONG que padrinhos e parceiros, em que foi lançado o Projeto Arte do Bem, com a proposta de fazer o ato de doar ainda mais interativo e atual, utilizando a tecnologia blockchain para incentivar engajamento e trazer conhecimento sobre as áreas de atuação da ONG. Ao todo foram arrecadados mais de 80 mil reais em prol da instituição.

Na ocasião foi realizado o leilão de um violão personalizado pelo artista Gabriel Menezes, mais conhecido como Mena, e autografado pela dupla anfitriã, Chitãozinho e Xororó. O instrumento foi arrematado pela empresária Carol Paiffer. "Fiquei encantada e emocionada em poder fazer parte de um momento tão especial para os grandes astros da nossa música sertaneja e por saber que parte dessa carreira foi dedicada à solidariedade. Eu já conhecia o trabalho da Amigos do Bem, que pude dar meu apoio em outras ocasiões e nisso tudo ainda tivemos a oportunidade de estimular e valorizar as artes plásticas, em um casamento perfeito com a música. Esse violão terá um lugar muito especial em minha casa e em meu coração", conta a empresária que também faz parte do time de investidores do programa Shark Tank Brasil e acaba de assumir a presidência do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).Além do primeiro leilão realizado exclusivamente para o público a bordo, as demais doações realizadas foram presenteadas com NFTs colecionáveis eternos como evidências da sua contribuição e, alguns, tiveram a oportunidade de viver uma experiência única. Ao todo, a ação contará com 4 categorias de NFTs com diferentes níveis de raridade, 5 violões customizados pelo artista Mena (também transformados em NFTs únicos) e um quadro especial. Os colecionáveis ajudam a trazer conhecimento sobre as ações dos Amigos do Bem e representam cada uma das áreas de atuação da ONG ao longo dos seus 30 anos: Saúde, Educação, Moradia e Água. Todas as artes que compõem os NFTs são do Mena, expoente artista plástico que utiliza cores vibrantes em artes cheias de significado. Sobre o NFT central da campanha, na temática da Saúde, o artista explica: "A arte convida a enxergarmos a importância de cuidarmos da nossa saúde na tríade corpo, mente e coração. Ter uma experiência mais profunda com nosso corpo também pode sugerir um olhar mais amoroso e de autocuidado com o nosso ser", Gabriel Menezes, mais conhecido como Mena.Para realizar esta ação, os Amigos do Bem e a dupla Chitãozinho e Xororó contaram com parceiros importantes no mercado brasileiro e que acreditaram no projeto, como a CTA, empresa referência em tecnologia acessível e com casos de uso na economia real. "É uma oportunidade ímpar contribuir com um projeto que reúne de forma criativa e inovadora pilares de orgulho dos brasileiros. A tecnologia como ferramenta de impacto social e econômico", comenta Camila Rioja, idealizadora da estratégia da ação e fundadora da empresa CTA.A união inusitada entre tecnologia e uma ação de doação social também foi destaque. André Salem, CEO do Cryptum, parceiro de tecnologia da iniciativa, acredita que "a arte envolve uma sensibilidade altruísta que também pode ser encontrada na tecnologia - um esforço coletivo de doação e engajamento social. Me sinto grato e honrado por fazer dessa iniciativa que não seria possível sem artistas de vanguarda como Ch & X e os meus parceiros", afirma. Outra empresa parceira neste projeto é a Yamaha, essencial para fortalecer a ação social.  "Para nós da Yamaha, é um prazer enorme fazer parte deste projeto, que tem um propósito muito bonito. Ainda mais pra uma dupla consagrada como Chitãozinho e Xororó que estão completando 50 anos de carreira e ainda assim continuam inovando para o mercado da música", comenta Eiji Kubatani, gerente de marketing e vendas da Yamaha Musical do Brasil.A união de uma das duplas sertanejas mais aclamadas do país, a ONG Amigos do Bem, Mena e as parceria com as empresas CTA, Cryptum e Yamaha foi essencial para que o projeto pudesse arrecadar por meio dos leilões e doações mais de 80 mil reais em sua fase piloto. Todo o dinheiro que será arrecadado na ação foi destinado para a construção de mais um centro de atendimento de saúde pela ONG, desta vez em Mauriti, cidade do sertão do Ceará. Os Amigos do Bem seguem firmes em seu propósito de transformar o Brasil e acreditam no poder dessa ação. "É muito triste ver a situação que ainda vivem, principalmente quando se adoece sem médicos, sem remédio ou transporte para chegar ao hospital que fica geralmente a quilômetros de distância. O centro de atendimento de saúde irá mudar esta realidade e ajudar muitas das pessoas", diz Alcione Albanesi, fundadora da ONG. Vale destacar que as doações são feitas diretamente à ONG sem intermediação.Os Amigos do Bem, Chitãozinho e Xororó, Mena e parceiros agradecem todos a bordo do Navio CH&X por se juntarem a essa jornada de solidariedade e convidam a todos a acessarem o site cta.network/artedobem para encontrar as informações detalhadas dos próximos passos do projeto, datas e itens a serem leiloados. Juntos, acreditam que podem fazer a diferença e proporcionar um futuro melhor para as comunidades carentes do sertão nordestino. Sobre o Chitãozinho e Xororó

Diretamente de Astorga, no Paraná, e considerados os 'reis do sertanejo', a dupla Chitãozinho & Xororó completa 50 anos de carreira e é referência para as novas gerações da música sertaneja. Acumulam 40 milhões de discos vendidos, 38 álbuns inéditos, dez DVDs, quatro prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante, diversas turnês, programas de televisão e ainda um samba-enredo contando sua história.

Publicidade