Música

Os sertanejos nas novelas

Os sertanejos nas novelas

Por: Viola Show | Fonte: Portal Sucesso - Ribeirão Preto - SP

07/05/2014

Faz alguns anos que o sertanejo se tornou o estilo mais popular do país, dominando a programação das rádios, execuções na internet e os programas de auditório. Mas não é de hoje que o grande público tem admiração pelos grandes nomes do estilo. Mesmo antes de tocarem nas FMs brasileiras, os artistas sertanejos já vendiam milhões de discos pelo país.Um belo exemplo disso é a dupla Tonico & Tinoco. Grande influência para praticamente todos os sertanejos que surgiram nas últimas décadas, eles são os recordistas em vendas de discos no Brasil. Sem se adaptar a nenhum modismo, a dupla já soma mais de 150 milhões de cópias vendidas.Buscando aproveitar o apelo que os artistas sertanejos tem com o grande público, as emissoras de TV sempre dão um jeitinho de colocá-los em suas tramas. Várias novelas, como "Pantanal" ? da extinta Rede Manchete ? "O Rei do Gado" e "Paraíso" ? exibidas pela Globo ? tiveram histórias que se desenrolavam no campo. Tramas que foram além e contaram com a presença de grandes artistas sertanejos em seu elenco.Escrita por Benedito Ruy Barbosa, "Pantanal" foi a primeira a juntar Sérgio Reis e Almir Sater. Interpretando Tibério e Trindade, respectivamente, os dois sempre tinham um espaço nos capítulos para mostrar os clássicos da viola. Seis anos depois, a dupla reapareceu em "O Rei do Gado", já como Pirilampo & Saracura. A dupla fez tanto sucesso que gravou sete músicas para um dos CDs com a trilha sonora da novela.No século XXI, a Globo continuou abrindo espaço para os ídolos sertanejos em suas tramas. Em 2004. Zezé Di Camargo & Luciano apareceram em um capítulo de "Chocolate Com Pimenta", como Cascão & Cascudo. Os irmãos cantaram "Tristeza do Jeca", que também foi incluída na trilha sonora da novela. No ano seguinte, poucos imaginavam que um fenômeno estava surgindo na novela "América". Estamos falando de Paula Fernandes, que começou a aparecer para o Brasil, com sua interpretação de "Ave Maria". Já como estrela nacional, a mineirinha reapareceu em "Salve Jorge".

Em 2009, Daniel interpretou um dos principais personagens no remake de "Paraíso". O cantor viveu o mesmo personagem que Sérgio Reis já havia interpretado na primeira versão da trama. A única mudança ficou com o nome do personagem, antes chamado de Diogo. No remake, virou Zé Camilo. O nome era uma homenagem ao pai de Daniel.

Chegamos a 2014, ano em que Chitãozinho & Xororó também deram as caras em uma novela global. Os irmãos participaram de um dos capítulos de "Em Família", cantando o clássico "No Rancho Fundo". Essa mesma música já havia feito muito sucesso no fim dos anos 80, quando foi incluída na trilha da novela "Tieta".

Publicidade