Esportes

Peão acidentado é favorito a vaga nas Paraolimpíadas Rio 2016

Peão acidentado é favorito a vaga nas Paraolimpíadas Rio 2016

Por: Viola Show | Fonte: Rodeio Magazine - Ribeirão Preto - SP

28/01/2014

Recomeçar. Esta foi a palavra chave na vida de Igor Tofalini após um acidente que o deixou paraplégico em um rodeio, há pouco mais de dois anos. Ex-competidor da modalidade de montaria em touros, Tofalini hoje se dedica a Paracanoagem, onde é o atual Campeão Brasileiro em duas categorias.

Os objetivos do paranaense de Cambé, incluem além das competições nacionais e internacionais neste e no próximo ano, a conquista de uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, quando a Paracanoagem fará sua estréia na principal competição esportiva do Planeta.

Nas arenas, foram mais de 11 anos enfrentando touros em vários estados do Brasil, até que em novembro de 2011, no rodeio de Iguaraçú no Paraná, Tofalini enfrentaria o momento mais difícil de sua carreira.

Após uma queda ele lesionou a 12ª vértebra da região torácica, que o fez perder o movimento das pernas. Aos 28 anos, impedido de montar em touros e preso a uma cadeira de rodas, o atleta precisou buscar forças para seguir lutando e o recomeço veio através do esporte.

Pouco tempo depois do acidente, como parte do processo de reabilitação ele passou a praticar Natação, que lhe rendeu medalhas em várias competições. Mas foi somente em 2013, quando foi apresentado a Canoagem que o atleta pode voltar a sonhar alto.

Com um preparo físico invejável e muita sede de vitória, os bons resultados não demoraram a aparecer. No fim do ano passado ele venceu duas competições importantes no Paraná, além do sucesso na principal competição nacional, o Campeonato Brasileiro, que reuniu mais de 400 atletas na raia da USP na capital paulista.

Hoje, aos 30 anos, Igor treina seis vezes por semana no Iate Clube de Londrina e dedica quase cinco horas diárias a exercícios físicos dentro e fora dá água. Tanto esforço, além dos objetivos pessoais, é também com a nobre intenção de inspirar pessoas, com ou sem deficiência, garante ele.

“Saber que posso servir de inspiração para alguém é a minha gasolina, que me faz treinar todos os dias, com sol, chuva ou frio. O que fazemos na vida ecoa na eternidade e eu quero deixar a minha parte,” completa Tofalini.

Número 1 do Ranking da Confederação Brasileira de Canoagem, em abril, o paracanoista começa a encarar os desafios internacionais. O primeiro é no Uruguai, no Campeonato Sul-Americano e depois ele segue em julho para o México, no Campeonato Pan-Americano e para a Rússia, em agosto no Campeonato Mundial.

Mesmo sendo hoje o principal favorito, o caminho até os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 é longo. Para continuar treinando forte e investir em melhores equipamentos, ele iniciou um projeto em parceria com a PrimeComm Comunicação & Marketing, que inclui a captação de patrocínios para viabilizar sua participação nas competições internacionais.

O peão das águas, como é chamado pela imprensa londrinense, hoje não pode mais usar bota e chapéu em sua nova “arena”. Porém Igor jamais deixou de lado o esporte que fez parte de quase metade de sua vida. “O rodeio está no sangue e nunca vai sair,” declarou ele.

As principais recordações que o ex-peão guarda dos rodeios são os amigos verdadeiros que fez, e mesmo não freqüentando mais os eventos, ainda mantém contato. “O que me deixa feliz é saber que o os amigos permanecem. O sucesso de qualquer campeão, em qualquer esporte pode acabar, mas as boas amizades nunca acabam,” finaliza o atleta.

Publicidade