Como o Rodeio do Jacques Reposicionou o Rodeio Brasileiro na Sociedade
Como o Rodeio do Jacques Reposicionou o Rodeio Brasileiro na Sociedade
Por: Por Eugênio José - Ribeirão Preto - SP
15/05/2025
Competidores e profissionais de renome internacional, premiação excelente, hospitalidade e hotel nota mil, alimentação, etc.
Os itens acima foram extremamente importantes — uma verdadeira aula de como receber bem os competidores e oferecer-lhes condições adequadas de trabalho. Principalmente, um local para descanso. Porém, a importância e relevância deste rodeio vão muito além do que podemos enxergar.
Em resumo, as entidades contra o rodeio conseguiram duas coisas nos anos 1990 e 2000: afastar os patrocinadores e tirar a credibilidade do rodeio perante a sociedade.
Nossa bolha foi ficando cada vez menor. A novela América, em 2005, nos deu um fôlego, mas, ainda assim, nossa respiração foi ficando cada vez mais ofegante.
Aí chega Jacques Vanier e resolve fazer um rodeio na sua roça — uma pequena propriedade no município de Bela Vista de Goiás (GO), cerca de 55 km da capital, Goiânia.
Jacques tem cerca de 6,5 milhões de seguidores no Instagram e 1,5 milhão de inscritos no YouTube. Produz conteúdos relacionados ao campo, à roça, às coisas simples da vida e tem um carisma enorme. Frequenta rodeios com frequência, vai até o fundo dos bretes, participa de tudo de perto, e sua “roça”, como ele chama sua propriedade, está sempre rodeada de amigos.
Poderia citar dezenas de amigos dele que estavam presentes, mas vou destacar dois que participaram ativamente do evento, inclusive no fundo dos bretes: Gustavo Tubarão, com 12,1 milhões de seguidores, e a cantora Gabriela Martins, que foi a rainha do rodeio, com 13,9 milhões de seguidores. Sem contar outras dezenas de convidados com milhares e milhões de seguidores.
Ou seja, milhares — ou, com certeza, milhões — de pessoas não ligadas ao rodeio de alguma maneira viram, conheceram e puderam ouvir de outras pessoas (os influenciadores) que o rodeio não é aquilo que um dia disseram para elas — como, por exemplo, a falsa história de apertar os testículos dos animais.
O que esse evento do Jacques traz para a indústria do rodeio é credibilidade perante a sociedade — algo que perdemos diante de um discurso sem argumentos, manipulado por sociedades de proteção aos animais.Jacques Vanier na entrada da roça, local do rodeio, em Bela Vista do Goiás
Há um valor social muito grande agregado por trás desse evento. São outras pessoas, fora da nossa bolha, falando e mostrando o rodeio.
No evento, não houve exclusão. Onde um se alimentava, todos se alimentavam, juntos e misturados, como se diz, fortalecendo a ideia de valorizar os artistas dos oito segundos: os competidores.
As duas transmissões juntas atingiram mais de 1,1 milhão de visualizações, ficando no TOP 5 entre as mais vistas de toda a história do rodeio — com um público que, com certeza, não era o nosso.
Chegou-se a ter 100 mil espectadores simultâneos durante o evento.
Hoje, o rodeio precisa de duas coisas: credibilidade perante a sociedade e um novo público para o esporte/montarias. Esse evento — o Rodeio do Jacques — nos deu isso, e somos gratos ao Jacques Vanier por abrir as portas de sua casa para nos receber e mostrar ao Brasil o nosso esporte.
Milhares de pessoas que nunca haviam assistido a um rodeio, assistiram por causa dele e de seus amigos — e isso é muito valioso. Assim como foi a premiação: R$ 30.000,00 ao campeão em um evento de apenas dois dias, com 50 mil em prêmios no total, realizado em plena segunda e terça-feira. E, claro, seguindo todos os protocolos: com seguro, contrato de trabalho, tudo dentro da lei.
A parceria do cantor Zé Ricardo (da dupla com Thiago) e do Danilo Cultura, parceiro do evento, foi fundamental para a dinâmica do rodeio.
Em resumo, foi um sucesso: bem organizado e, com toda certeza, trará muitos frutos para o rodeio.Foto aérea do 1º Rodeio do Jacques
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 – Heitor dos Santos – 266,75
2 – Riquelme Silva – 265,25
3 – Gabriel Silva – 262,75
4 – Gustavo Silva – 262,25
5 – Douglas Xavier – 260,00
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entre em contato para entrevistas e coberturas.
Seja um parceiro do Portal Viola Show, e envie sua PAUTA e colabore para termos sempre os melhores conteúdos.
Publicidade