Esportes

Umberto Jr celebra trajetória em Barretos na edição de 70 anos da Festa do Peão

Umberto Jr celebra trajetória em Barretos na edição de 70 anos da Festa do Peão

Por: Eugenio Jose - Ribeirão Preto - SP

28/08/2025

O locutor de rodeios Umberto Jr, natural de Monte Aprazível/SP, marca presença em mais uma edição da Festa do Peão de Barretos, a maior da América Latina, que este ano celebra seus 70 anos de história.

A trajetória de Umberto em Barretos começou em 2014, quando foi convidado para narrar o Rodeio Interestadual (disputa entre estados), nas noites de terça e quarta-feira. O desempenho chamou atenção e logo veio o convite para permanecer também no Rodeio Internacional. Desde então, sua voz se tornou presença garantida no evento.
Nos primeiros anos, Umberto Jr narrava exclusivamente as montarias em touros. Pouco tempo depois, passou a dividir a responsabilidade também nas montarias em cavalos, modalidade em que hoje se destaca.

“Cheguei a dividir uma final com grandes nomes, como Barra Mansa e Palito, e, graças a Deus, todos os anos estou lá, firme”, relembra.

A experiência em Barretos rendeu momentos marcantes. Durante a pandemia, por exemplo, participou das transmissões ao vivo narrando o Cutiano. Em 2023, foi responsável por encerrar a última bateria do Internacional de touros no sábado e também pela narração da final do Cutiano, novamente ao lado de Palito.

“Já aconteceu muita coisa na arena. Uma vez, as ambulâncias saíram e eu, junto com o Garoto Juca, fiquei interagindo com o público por um bom tempo — até rolar no chão com ele eu rolei”, lembra. “Ano passado, eu já estava comendo um lanche, após narrar as montarias do Cutiano, quando me chamaram de última hora para narrar as montarias em touros. Saí correndo e fiz o trabalho”, conta.

Este ano, em meio às celebrações do 70º aniversário da Festa do Peão de Barretos, Umberto Jr reforça mais uma vez o elo entre sua voz e a tradição do evento.
“Estar em Barretos é sempre um orgulho. Narrar nesta arena é viver a história do rodeio brasileiro”, conclui

Publicidade