Esportes

Tiago Alcântara busca título de campeão

Competidor mais novo entre os finalistas do Bareback, Tiago Alcântara, aos 26 anos, tenta pela segunda vez consecutiva o inédito título de campeão Top Team Cup. Acumulando 1631,50 pontos ,ele ocupa a 3ª posição no ranking.

Por: Fonte : Rodeio Magazine - Ribeirão Preto - SP

08/11/2013

Desde pequeno envolvido com o meio do rodeio, Tiago Alcântara conta que sempre quis muito conhecer o Bareback e, desde 2008,através de amigos, teve o primeiro contato com a modalidade, fazendo curso e tomando gosto pelo esporte, não parando mais. Hoje ele é um dos finalistas Top Team Cup,que de 14 a 17 deste mês disputa o título da temporada, na Expovel.

“Já tive experiências montando em touros e laçando,mas eu não estava satisfeito, pois queria o Bareback. Após fazer um curso da Pro Horse, comecei a montar e tomei gosto, então decidi me dedicar à modalidade.De início foi complicado, pois o esporte exige bastante do competidor. Épreciso muita técnica, força e experiência, mas, graças a Deus, em pouco tempome adaptei e consegui seguir firme!”, conta Tiago.

O competidor cita dois amigos que o ajudaram na modalidade, os campeões André Polaquini e Luiz Carlos Moreira. “O André me ajudou a aprofundar no assunto e o Luizão, me possibilitou absorver muitas técnicas e experiências”. Por ter se machucado em alguns anos, não conseguiu participar de outras finais antes do ano passado. “Uma vez quebrei o punho, e em 2009, tive problemas pessoais e não me dediquei como devia. Já em 2010, voltei com tudo e já iniciei o campeonato em segundo lugar, mas quebrei a mão durante uma etapa, o que me prejudicou para a soma de pontos da temporada em 2011”.

Em 2012, uma experiência internacional no México lhetrouxe grandes alegrias. “Vivi momentos muito importantes para mim e para minha carreira, pois, pelo fato do Bareback ser mais conhecido e realizado no exterior do que aqui, consegui adquirir bastante experiência. Saí de lá com o título de campeão no Mundialito da Wrangler em Chihuahua, no México, o que foi sem explicações para mim. Voltei para o Brasil com o sentimento de dever cumprido,muito feliz com tudo que aconteceu”, continuou.

No ano passado, Tiago terminou a temporada na 5ª colocação e conta que infelizmente estava machucado no período da final. “Machuque iminha virilha e não atingi meu objetivo. Este ano estou me preparando de acordo com as minhas limitações, pois, mesmo com tratamentos fisioterapêuticos e outros, continuei com a virilha contundida. Estou no penúltimo ano da faculdade, onde curso administração de empresas, e tenho que conciliar trabalho, estudos e treino. Tenho me dedicado bastante com academia, alimentação e treino em cavalo mecânico, sendo que algumas vezes consigo ir a Bauru, no rancho dos parceiros Armando e João Losnake, para montar nuns animais”.

Firme no campeonato, Tiago afirma que depositou toda sua confiança em Deus, pois acredita que Ele tem grandes planos para seu futuro. “Ele me abençoou com a 3ª colocação na disputa final e isso já me deixa muito feliz e capaz de acreditar que tudo é possível, motivando-me ainda alutar pelo título. Agora, na véspera das finais passei por uma cirurgia odontológica, mas estou disposto a realizar o melhor que eu puder, pois a final está apertada e todos estão bem capacitados. Minha fé é inabalável e estou pronto para o que der e vier”, finalizou.


Publicidade