Esportes

Na montaria em touro Scott Schiffner é o campeão em Calgary

Na montaria em touro Scott Schiffner é o campeão em Calgary

Por: Viola Show I Fonte: Rodeio Magazine - Ribeirão Preto - SP

14/07/2014

Foi mais um domingo cheio de emoção na arena de Calgary, como tem acontecido todos os anos desde 2006, quando o evento adotou o formato atual de competição e passou a pagar $ 100 mil para cada campeão.

Depois de nove dias de eliminatórias, apenas 10 atletas em cada modalidade chegaram a semifinal, de onde saíram os quatro finalistas.

Na Montaria em Touros (Bull Riding) o paulista João Ricardo Vieira esteve entre os quatro atletas que montaram em busca do título, mas infelizmente não deu pra ele.

Após marcar a melhor nota da semifinal, João Ricardo voltou ao Round decisivo, mas caiu antes dos oito segundos e terminou em terceiro lugar, com o prêmio de $ 15 mil.

Scott Schiffner, que marcou 89,50 pontos na Final ficou com o título do Calgary Stampede, seguido por Ty Pozzobon, o outro único atleta que obteve nota na última montaria. Este foi o segundo título do veterano Schiffner, que havia vencido o evento em 2001.

Marco Eguchi foi o outro brasileiro a chegar nas semifinais, mas não conseguiu se classificar para o último Round. Eguchi obteve 71,00 pontos em sua montaria e aceitou a opção de repete, mas acabou caindo antes dos oito segundos na segunda vez que montou.

No Bareback (Bareback Riding), Kaycee Feild que já havia vencido em 2012, teve mais um domingo espetacular em sua carreira e conquistou a vitória novamente.

O tricampeão mundial havia sorteado alguns cavalos fracos na fase classificatória, mas no último dia, confrontado com animais de elite, marcou 91,50 pontos na semifinal e 92,00 pontos na Final.

Quem também voltou a vencer foi Trevor Knowles no Bulldog (Steer Wrestling). O norte-americano já tinha dois títulos no evento e conquistou seu terceiro cheque de $ 100 mil após uma apresentação de 3,8 segundos no Round Final.

A segunda colocação foi dividida entre Morgan Grant, que havia sido o melhor competidor das classificatórias e Billy Bugenig. Canadense, Grant fez sua estreia no Calgary Stampede e era o único atleta que competia em duas modalidades.

Ele foi o grande campeão no Laço do Bezerro (Tie-Down Roping), concluindo o melhor fim de semana de sua carreira com uma laçada de 7,0 segundos. Apesar de ter sido apenas o oitavo melhor no Laço do Bezerro nas classificatórias, no último dia ele superou Matt Shiozawa, que havia vencido quatro Round's.

Outra jovem revelação que terminou o domingo com um troféu do rodeio de Calgary foi Kaley Bass, nos Três Tambores (Barrel Racing). Competindo pela segunda vez no evento, ela venceu dois Round's nas classificatórias e dividiu o melhor tempo da semifinal com Fallon Taylor.

Na Final, Bass, Taylor e a campeã de 2013, Jean Winters fizeram o percurso sem erros e o título foi decidido por apenas um milésimo de segundo. A campeã concluiu a prova em 17,61 segundos, enquanto Taylor e Winters marcaram 17,62 segundos, dividindo a segunda colocação.

Após 13 anos competindo em Calgary, Dustin Flundra finalmente conquistou seu primeiro título na Sela Americana (Saddle Bronc). A primeira vitória do tricampeão canadense veio de forma dramática.

Flundra precisou passar pela repescagem na tarde de sábado para conquistar uma vaga na semifinal. O esforço foi recompensado com uma das quatro vagas na Final, onde empatou com a melhor nota de Wade Sundell, principal favorito da modalidade.

Como as regras de Calgary não permitem empate na primeira colocação, os dois fizeram mais um montaria, onde Dustin Flundra conseguiu então marcar uma nota maior que a do americano e ficar com a vitória e o cheque de $ 100 mil.

CAMPEÕES CALGARY STAMPEDE 2014

Touros -Scott Schiffner (Can) / $ 109,000Sela Americana -Dustin Flundra (Can) / $ 106,500Bareback -Kaycee Feild (EUA) / $ 109,000Três Tambores -Kaley Bass (EUA) / $ 115,500Laço do Bezerro -Morgan Grant (Can) / $ 107,500Bulldog -Trevor Knowles (EUA) / $ 108,000

Publicidade